© 2017 CURTA BOTAFOGO | Direitos reservados | Reprodução autorizada desde que citada a fonte. 

  • Facebook Social Icon

POSTS RECENTES: 

22.10.2019

Please reload

INGLÊS SOB MEDIDA

AULAS PARTICULARES

Fé e história

A Paróquia de São João Batista da Lagoa comemora 210 anos no próximo domingo, dia 12, com missas, música, procissão, quermesse e exposição histórica na Igreja Matriz, localizada na rua Voluntários da Pátria 287. Os festejos começam nesta quinta, dia 9, e vão até segunda, dia 13.

 

Não importa se você não é católico. A Igreja de São João Batista é parte da história do bairro desde que o príncipe regente D. João VI autorizou, em 1809, a criação de uma paróquia na zona sul da cidade. Inicialmente instalada numa velha capela da Lagoa Rodrigo de Freitas – daí a origem do nome –, a Paróquia de São João Batista só mudou para o atual endereço na década de 1860. A inauguração da igreja matriz foi um incentivo a mais para a abertura de novas ruas e para o aumento da população de Botafogo.

 

Entre os destaques da arquitetura da igreja, estão a fachada monumental em pedra gnaisse – projetada em estilo neoclássico e tombada pelo patrimônio histórico municipal –, os altares em mármore de Carrara e o retábulo (estrutura na parte posterior do altar) esculpido em madeira.

 

Outra atração especial da igreja é o imponente órgão de tubo inglês do século XIX, tocado somente aos domingos, na missa das 11h, pelo maestro Vito Nunziante. Considerado romântico pelos especialistas devido à sonoridade doce e suave que produz, o órgão passou por várias reformas ao longo de sua história e é uma relíquia preservada com o apoio dos moradores do bairro.

 

Festa dos 210 anos

 

Na programação desta semana, o destaque é a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que chega amanhã de Portugal especialmente para as celebrações. No sábado, ela segue na Procissão Luminosa no pátio da igreja, em companhia da imagem de São João Batista, e, no domingo, parte em carreata pelo bairro, fazendo o trajeto Voluntários da Pátria – Praia de Botafogo – São Clemente – Real Grandeza – Voluntários da Pátria.

 

Nos dias 10 e 11, haverá uma quermesse no estacionamento da igreja, e, no dia 12, será inaugurada uma exposição contando a história da Paróquia de São João Batista.

 

Serviço

 

PROGRAMAÇÃO DOS 210 ANOS DA PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA DA LAGOA

9/5 (quinta-feira)
17h30 – Terço Mariano com Ladainha
19h – Missa de Abertura no 1º dia do Tríduo, presidida pelo Vigário Episcopal

10/5 (sexta-feira)
17h – Recepção da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal.
17h30 – Terço Mariano
19h - Missa 2º dia do Tríduo, presidida pelo padre Gilvan Régio

11/5 (sábado)
8h – Missa seguida de Ofício de Nossa Senhora
9h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
16h – Comemoração do Dia das Mães (Catequese)
18h – Terço Mariano com bênção de velas, seguido da Procissão Luminosa pelo estacionamento, com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, e a de São João Batista.
19h – Missa 3º dia do Tríduo, presidida pelo Pároco.

12/5 (domingo)
8h, 9h30 e 11h - Missas
18h – Carreata com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima pelas ruas do bairro (rua Voluntários da Pátria até a Praia de Botafogo e retorno pela rua São Clemente, Real Grandeza e, de volta, pela Voluntários da Pátria)
19h30 – Missa Solene pelos 210 anos da Paróquia, presidida por Dom Roque Souza, com entronização, no altar-mor, da imagem de Nossa Senhora de Fátima, adquirida pela paróquia.
Após a missa – Inauguração da Exposição Histórica.

13/5 (segunda-feira)
8h – Missa
9h – Missa no Cemitério SJB
12h – Missa Votiva a Nossa Senhora com bênção de rosas (será celebrada todo dia 13 de cada mês, no mesmo horário).
18h – Missa em ação de graças pelas comemorações dos 210 anos (Dom Paulo Romão)
Após a Missa – Confraternização com as pastorais e movimentos (lanche partilhado).


Nos dias 10 e 11, haverá uma quermesse no pátio da igreja, das 9h às 20h.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload