© 2017 CURTA BOTAFOGO | Direitos reservados | Reprodução autorizada desde que citada a fonte. 

  • Facebook Social Icon

POSTS RECENTES: 

22.10.2019

Please reload

INGLÊS SOB MEDIDA

AULAS PARTICULARES

Pedro Paulo Rangel comemora 50 anos de carreira com emoção e humor

 Divulgação

 

Ir ao teatro é sempre uma experiência de embarcar em outra realidade, seja ela distante ou próxima à nossa própria vida. Nós, do Curta Botafogo, não perdemos a oportunidade de assistir a um bom espetáculo. E textos de qualidade são a especialidade do Teatro Poeira, criado, em 2005, pelas atrizes Marieta Severo e Andreia Beltrão.

 

É o caso do monólogo “O ator e o lobo”, com o qual o ator Pedro Paulo Rangel comemora seus 50 anos de carreira. Baseado nas obras do escritor português António Lobo Antunes e com direção de Fernando Philbert, o espetáculo fica em cartaz, no Teatro Poeira, até 2 de junho.

 

Que viagem deliciosa! Embarcamos na jornada por lembranças que não nos pertenciam, mas que nos aproximavam de nossas próprias recordações. Assim é o bom teatro para a plateia. Seja ela de espectadores comuns como nós, seja de artistas como Aracy Balabanian, Sílvia Bandeira, Jackson Antunes e Jacqueline Laurence, que estavam lá para prestigiar o colega.

 

“O ator e o lobo” traz uma comovente coletânea de textos do consagrado Lobo Antunes – autor de 29 romances e centenas de crônicas – e do próprio Pedro Paulo Rangel. Os dois têm, em comum, a cultura luso brasileira em suas histórias familiares: os avós de Pedro Paulo eram portugueses, e Lobo Antunes, por sua vez, costumava visitar, na infância, parentes de Belém do Pará que moravam em Lisboa. Essa mistura de histórias funciona perfeitamente e dá unidade à narrativa.

 

Num cenário básico – com banco, púlpito, cadeiras e alguns poucos elementos de cena –, Pedro Paulo emociona e diverte. Do encontro amargo com um velho amigo no hospital à comunhão dos irmãos que fazem xixi lado a lado no jardim; da histérica amante do senhor Biscaia ao menino que foge de casa porque não queria comer abóbora. E ainda tem a história da mãe, o amante dela e o filho ciumento.

 

Entre humor e nostalgia, “O ator e o lobo” tem, sobretudo, humanidade, aqueles “sinais interiores de riqueza” de que fala Lobo Antunes. No final do espetáculo, havia, entre nós, a sensação de aconchego, como nos abraços de dona Prazeres, avó de Pedro Paulo, personagem com a qual todo mundo vai se identificar e se enternecer. 

 

 

SERVIÇO

 

Espetáculo “O ator e o lobo”

 

Temporada: até 2 de junho de 2019

Dias e horários: sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 19h

Local: Teatro Poeira - rua São João Batista 104

Informações: 2537-8053

Ingressos: R$ 70 (inteira) | R$ 35 (meia)

Vendas: tudus.com.br

Bilheteria: de terça a sábado, das 15h às 21h. Domingo, das 15h às 19h

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

www.teatropoeira.com.br

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload