© 2017 CURTA BOTAFOGO | Direitos reservados | Reprodução autorizada desde que citada a fonte. 

  • Facebook Social Icon

POSTS RECENTES: 

22.10.2019

Please reload

INGLÊS SOB MEDIDA

AULAS PARTICULARES

Adiada para 6 de abril a entrega de melhorias na Praça Nelson Mandela

 

O Curta Botafogo esteve lá para acompanhar o trabalho na praça, que vai ganhar parcão – área exclusiva para cães –, caramanchão onde ficam os equipamentos de ginástica, bancos e diversas intervenções artísticas, feitas com material reciclável por funcionários da Comlurb.

 

Sabe aquela chuva forte que derrubou árvores e alagou ruas de Botafogo no dia 6 de fevereiro? Pois é bem possível que alguns troncos dessas árvores tenham virado bancos, como parte do trabalho de revitalização da Praça Nelson Mandela, que será entregue no próximo dia 6, pelo programa Rio Novo Olhar, da Companhia Municipal de Limpeza Urbana – Comlurb, com apoio da Superintendência da Zona Sul e da empresa Tegra Incorporadora. O programa, criado em 2017, tem como objetivo revitalizar espaços públicos degradados com apoio de voluntários, empresários locais e funcionários da própria Comlurb.

 

 

Os novos bancos de troncos de árvore da Nelson Mandela são obras de Eduardo João e seu aprendiz Anacípio Oliveira, o Turco (foto), oficialmente operadores de motosserra da Comlurb, mas que se tornaram artesãos por meio do programa. Eduardo João não tinha formação artística, mas aprendeu a se virar. “Quando alguém tem uma ideia e pede para eu executar, procuro no Youtube e aprendo a fazer”, conta ele.

 

A “direção de arte” fica por conta de Fabrício Araújo, encarregado do projeto que tem licenciatura em Artes Visuais. “A gente faz arte povera*, utilizando materiais a partir do lixo e buscando novos usos e significados”, explica. Fabrício inspirou-se no pôr do sol no continente africano para pintar os bancos de cimento perto da entrada da praça. Ele também ficou responsável por pintar uma imagem de Nelson Mandela, trabalho interrompido hoje por causa da chuva. As esculturas de animais – escorpião, serpente, flamingo e zebra – foram feitas com pneus velhos recolhidos da triagem da Comlurb em Santa Cruz, com a preocupação de não permitirem a acumulação de água e proliferação de vetores de doenças.

 

Jussara Macedo, coordenadora técnica do programa, informa que o Rio Novo Olhar, criado há cerca de dois anos, já atuou em 47 espaços públicos da cidade. No bairro de Botafogo, a primeira praça a receber intervenção foi a Mauro Duarte, para onde o programa deve retornar em breve. “A praça precisa de um cercado para os cães, que acabam ocupando uma área que é das crianças. Além disso, o espaço está um pouco degradado e precisa ser renovado”, explica.

 

* Arte povera (pronuncia-se arte póvera; em português "arte pobre") , movimento artístico que se desenvolveu ao longo da década de 1970,  em que artistas voltaram a sua atenção para as temáticas da natureza e seus derivados, rompendo com os processos industriais e revelando a sua critica ao empobrecimento de uma sociedade guiada pelo acúmulo de riquezas materiais.

(fonte: Wikipedia)

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload