© 2017 CURTA BOTAFOGO | Direitos reservados | Reprodução autorizada desde que citada a fonte. 

  • Facebook Social Icon

POSTS RECENTES: 

22.10.2019

Please reload

INGLÊS SOB MEDIDA

AULAS PARTICULARES

Casa Firjan, espaço de inovação em Botafogo

Divulgação / Fotos: Paula Johas

 

Patrocinada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a Casa Firjan foi projetada como ambiente de reflexão, criação e oferta de soluções para os desafios da nova economia. Palestras, fóruns empresariais, debates, laboratórios de tendências, cursos estratégicos, exposições culturais, cinema ao ar livre, shows e visitas guiadas farão parte da programação regular da Casa Firjan, que abriu suas portas ao público no último dia 3, no endereço da rua Guilhermina Guinle 211.

 

Nós, do Curta Botafogo, fomos conferir a pré-inauguração da Casa Firjan, na última quinta-feira. Somente a restauração da antiga residência da família Guinle-Lineu de Paula Machado – um belo palacete com assinatura do arquiteto francês Joseph Gire, o mesmo que projetou o hotel Copacabana Palace – já teria valido a pena. No interior da mansão cuidadosamente restaurada, uma exposição relembra os pioneiros da indústria, entre eles Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá; Guilherme Guinle; Guilherme da Silveira; e o norte-americano Percival Farquhar. O palacete funcionará como ambiente de encontros entre líderes de diversos segmentos do mercado e da sociedade, com objetivo de discutir e influenciar na elaboração de políticas públicas voltadas para a indústria fluminense.

 

 

Mas o projeto da Casa Firjan foi muito além da reforma do palacete. No endereço de 10 mil m², foi erguido um edifício moderno, com arquitetura sustentável premiada, que vai abrigar a maior parte das atividades programadas, além de uma biblioteca, que tem como destaque, em seu acervo, a biblioteca completa do lexicógrafo, filólogo, professor, tradutor, crítico literário e ensaísta Aurélio Buarque de Hollanda.  O edifício tem auditórios, laboratórios com impressoras 3D, estúdios de áudio e vídeo, tudo para proporcionar conforto e funcionalidade para os usuários. Fabricação digital, design de produto, branding, design thinking e gamificação estão entre os 30 novos cursos que farão parte do catálogo da Casa Firjan. A partir de setembro, serão oferecidas 1.200 vagas em cursos de curta duração, das quais 250 serão bolsas de estudos para alunos de baixa renda, que poderão se inscrever de acordo com editais.

 

Espaço cultural

 

A Casa Firjan vai oferecer exposições, cinema ao ar livre e shows, aproveitando a área não construída do terreno. A pré-inauguração contou com a apresentação do saxofonista e flautista Alexandre Caldi e do Quarteto de Cordas, tocando de choros a Chico Buarque.

 

Para o mês de estreia, a Casa Firjan programou palestras gratuitas nos dias 7, 14, 21 e 28; e também o Fab Lab Open Day, toda sexta-feira, para que interessados possam assistir a palestras e demonstração do funcionamento de equipamentos do laboratório, com destaque para as impressoras 3D usadas na fabricação de protótipos.

 

A Casa Firjan é um grande presente para o bairro de Botafogo, que tem como características a diversidade e a qualidade de suas produções culturais.

 

 

Serviço

 

Funcionamento: a partir de 3 de agosto, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h /sábado, das 10h às 17h

Endereço: Rua Guilhermina Guinle 211

Ingressos: R$10/R$5 para estudantes, idosos, associados da Firjan e moradores de Botafogo

Entrada gratuita durante o mês de agosto e todas as terças-feiras do ano.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload