© 2017 CURTA BOTAFOGO | Direitos reservados | Reprodução autorizada desde que citada a fonte. 

  • Facebook Social Icon

POSTS RECENTES: 

22.10.2019

Please reload

INGLÊS SOB MEDIDA

AULAS PARTICULARES

 

A coleção Faces, do fotógrafo baiano Alvaro Vilella, será inaugurada no Espaço Furnas Cultural no dia 31 de agosto, e ficará em exposição durante todo o mês de setembro. Ela é um mergulho na vida e no habitat de um grupo de descendentes de escravos fugitivos de um navio negreiro naufragado na costa sul da Bahia, no século 17. Além das expressões faciais dos retratados, sons ambientes captados nas noites dos quilombolas e iluminação especial vão compor a mostra.

 

Alvaro Villela aproximou-se das comunidades quilombolas da Chapada Diamantina em 2007, para entender e documentar suas tradições culturais e religiosas e verificar se elas ainda preservavam traços ancestrais. Ao perceber que as velhas heranças culturais haviam se diluído com o tempo, Villela pensou na fotografia como forma de documentar esse fenômeno de abandono das raízes.

 

Com um estúdio improvisado – um fundo negro e iluminação gerada por uma tocha – na casa de uma moradora que apoiou a ideia, Villela conseguiu fotografar moradores de todas as idades, apesar da desconfiança inicial.

 

Além das 15 fotos em grande formato (80 x 120 cm) e dos sons das noites dos quilombolas, o público vai poder ver uma carta de alforria datada do século 19, uma relíquia originária do Recôncavo Baiano, onde havia forte presença de escravos.

 

Nesses tempos de retrocesso político - em que índios e quilombolas são assassinados e o Governo Federal autoriza o garimpo em áreas protegidas por lei -, a exposição serve como alerta e reflexão.

 

 

 

 

Serviço

 

Faces – Exposição fotográfica de Alvaro Villela

Data: abertura 31 de agosto, às 19h

Local: Espaço Furnas Cultural

Endereço: Rua Real Grandeza 219 - Botafogo

Horários: de terça a sexta, das 14h às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h.

Entrada gratuita. 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload