© 2017 CURTA BOTAFOGO | Direitos reservados | Reprodução autorizada desde que citada a fonte. 

  • Facebook Social Icon

POSTS RECENTES: 

22.10.2019

Please reload

INGLÊS SOB MEDIDA

AULAS PARTICULARES

Semifinal do Carioca Bowl na Praia de Botafogo

 

Domingo eu vou ver meu time jogar. Mas não vai ser no Maracanã, e nem é time de futebol. Pelo menos não o futebol que a maioria conhece.

 

Se você torce pelos Falcões ou pelos Sharks, domingo é dia de ir à Praia de Botafogo assistir ao último jogo da semifinal do Carioca Bowl, o torneio mais antigo de futebol americano no Brasil. O vencedor da partida, que começa às 15 horas, fará a grande final, no dia 18 de junho, contra o Rocks.

 

Criado em 2000, o Carioca Bowl é uma competição estadual de futebol americano disputada nas praias. E, por ser na areia, o esporte sofreu muitas adaptações das regras em relação ao futebol tradicional da National Football League (NFL), principal liga norte-americana. Jogadores vestem apenas camisa e calção, e o único equipamento de segurança é o protetor bucal. Ao contrário dos atletas da NFL, não usam capacetes nem ombreiras rígidas, mas alguns costumam utilizar protetores como os do rugby.

 

 Os Sharks em campo

 A equipe dos Falcões
 

O maior campeão da história do torneio é o Botafogo Reptiles, que conquistou as edições de 2002, 2003, 2004, 2005, 2008, 2011 e 2012, mas, desde 2013, migrou para a competição no campo gramado.

 

Há quatro anos, os Rio de Janeiro Sharks e os Falcões vêm dominando o Carioca Bowl. Os Sharks venceram os torneios de 2013 e 2014, enquanto as edições de 2015 e 2016 foram vencidas pelos Falcões. Mas o Cabo Frio Rocks terá a chance de quebrar essa hegemonia na grande final do dia 18.

 

Regras do jogo

 

Campo

 

Possui apenas 75 metros de comprimento, enquanto, nas competições de campo, tem cerca de 110 metros. Nas linhas de fundo, ficam duas traves centralizadas em formato de “Y”, uma em cada lado do campo, funcionando como gol. Antes de cada gol, há a endzone - zona de pontuação -, que mede 10 jardas (aproximadamente 9,1 metros) e cobre a largura total do campo.

 

Tempo de jogo

 

O tempo total de jogo é de 40 minutos, divididos em quatro etapas de 10 minutos. Em cada quarto, os times têm direito a dois time-outs (pedidos de tempo) de um minuto e 30 segundos. Mas uma partida pode durar horas, já que o cronômetro é interrompido quando a bola está fora de jogo.

 

A bola

 

Em formato oval, deve ser feita de borracha e forrada por couro granulado (de cor natural marrom), pesando cerca de 430 gramas.

 

Valor das pontuações

 

Touchdown – 6 pontos – quando um corredor entra com a bola na zona de pontuação (endzone) adversária ou quando recebe um passe na zona de pontuação adversária.

 

Field Goal – 3 pontos – quando a bola é chutada em tiro direto e passa pelas traves do gol adversário.

 

Try – 1 ou 2 pontos – quando um time consegue a pontuação máxima – o touchdown –, ganha uma jogada extra que pode ou não ser convertida em pontos.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload