© 2017 CURTA BOTAFOGO | Direitos reservados | Reprodução autorizada desde que citada a fonte. 

  • Facebook Social Icon

POSTS RECENTES: 

22.10.2019

Please reload

INGLÊS SOB MEDIDA

AULAS PARTICULARES

Curta Botafogo visita Rui Barbosa

 

O imponente casarão da rua São Clemente, número 134, e seu jardim são um convite para quem passa por lá. Convite, aliás, irrecusável. Então, aceitamos e seguimos em visita à casa onde viveu o jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador baiano Rui Barbosa, considerado um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, figura de destaque nas campanhas abolicionistas e republicanas.

 

Após sua morte, em 1923, o Governo Federal comprou o prédio, inclusive a biblioteca e o arquivo de Rui Barbosa. Quatro anos mais tarde, adquiriria também o mobiliário. Em 13 de agosto de 1930, o presidente Washington Luís inaugurou o espaço como “o primeiro museu-casa do Brasil”, homenageando seu antigo líder político.

 

O museu

 

A Casa de Rui Barbosa, em estilo neoclássico, está localizada em lote de uma antiga chácara de Botafogo que, no século XIX e nas primeiras décadas do século passado, era o bairro preferido pela aristocracia como área residencial.

 

A visita, que pode ser guiada ou não, é uma viagem no tempo. Percorrendo os salões, quartos, escritórios e a impressionante biblioteca particular de Rui, o visitante imagina como seria a vida de um ilustre membro da sociedade carioca em fins do século XIX e início do século XX.

 

Núcleo original do que é hoje a Fundação Casa de Rui Barbosa, o museu desenvolve atividades de pesquisa, conservação e educação, além de promover projetos de integração com a comunidade.

 

O museu fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; sábados e domingos, entre 9h e 18h. Já os jardins podem ser visitados diariamente a partir das 8h. A entrada é franca.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload