© 2017 CURTA BOTAFOGO | Direitos reservados | Reprodução autorizada desde que citada a fonte. 

  • Antonio Augusto Brito e Carla Paes Leme

Decupagem - Iole de Freitas


Divulgação

Casa Firjan apresenta exposição gratuita Decupagem, de Iole de Freitas. Mostra traz obras, desenhos e documentos da artista contemporânea, dos anos 1970 até a atualidade

A Casa Firjan, recebe, neste sábado, 16 de novembro, a exposição “Decupagem - Iole de Freitas”. A mostra gratuita fo­­­caliza momentos diversos da produção desta importante artista contemporânea – dos anos 1970 até a atualidade –, que lidam com corpos e espaços. A curadoria é de João Bandeira.

“Arte para mim é invenção e poesia. É por isso que a exposição Decupagem apresenta desenhos, obras, registros fotográficos e documentos que marcaram o processo inventivo, de pensamento e de inovação do meu processo artístico ao longo de 45 anos”, explica a artista.

Aço inox pintado, gravura em metal, fios de cobre e latão são apenas alguns dos materiais utilizados nas esculturas que ocupam duas salas da Casa Firjan. Também fazem parte da mostra sequências fotográficas feitas com partes do corpo, além de rascunhos e documentos sobre mostras realizadas ao redor do mundo.

A inauguração será às 12h do sábado, 16 de novembro. Logo após, haverá uma visitação guiada com a artista Iole de Freitas e o curador João Bandeira. A exposição faz parte do Programa Casa Aberta, que tem como objetivo convidar novos públicos e, por meio da arte e da cultura, informar e provocar reflexões.

Sobre a artista

Considerada uma das artistas contemporâneas mais expressivas do Brasil, Iole de Freitas tem na bagagem a participação em mostras internacionais, como 9ª Bienal de Paris, 15ª Bienal de São Paulo, 5ª Bienal do Mercosul e Documenta 12, em Kassel, Alemanha. Sejam eles individuais ou coletivos, seus trabalhos integram importantes coleções, entre eles o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo; Museu de Arte Contemporânea de Niterói; Museu de Belas Artes, RJ; Museu do Açude, RJ; Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro; Museu de Arte do Rio (MAR); Bronx Museum (EUA); Winnipeg Art Gallery (Canadá); e Daros Foundation (Suíça). Boa parte de suas obras também podem ser prestigiadas no Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo (IAC), iniciativa dedicada à preservação da memória de artistas brasileiros.

Serviço:

O que? Exposição Decupagem Iole de Freitas

Quando? de 16 de novembro de 2019 a 8 de março de 2020

Inaguração e visita guiada: sábado, 16 de novembro, às 13h

Onde? Casa Firjan - rua Guilhermina Guinle 211

Horários: Terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 12h às 18h

Entrada gratuita

#CasaFirjan #IoledeFreitas #Artesplásticas

22 visualizações