© 2017 CURTA BOTAFOGO | Direitos reservados | Reprodução autorizada desde que citada a fonte. 

  • Antonio Augusto Brito e Carla Paes Leme

Consciência Negra e arte na Aliança Francesa


Exposição fotográfica “Chandelier Kitihawa”, de Nicolas Henry, na Aliança Francesa, conta, por meio de imagens, uma história de heróis negros da escravidão. A exposição, com entrada gratuita, tem abertura dia 21 de novembro e fica em Botafogo até 29 de fevereiro de 2020.

Misturando ficção e a realidade, a mostra do fotógrafo francês Nicolas Henry identifica heróis negros dos processos de descolonização e celebra a força e a resiliência de homens, mulheres e crianças frente às adversidades, na busca por uma sociedade justa e igualitária.

Chandelier Kitihawa

O título da mostra rememora Kitihawa, personagem quase desconhecida na história, filha do cacique ameríndio Potawatomi e esposa do colono Jean-Baptiste Pointe Du-Sable, fundador de Chicago. O projeto recebeu o apoio da cidade de Chicago e do Illinois Art Council, e foi criado para o DuSable Museum of African American History, que sediou uma exposição, em 2017, com curadoria de Tiphanie Babinet.

De acordo com o projeto Chandelier Kitihawa, ainda em construção, o artista pretende reintroduzir heróis importantes nas lutas pela emancipação nas Américas e na África. Como um eco da história, para falar sobre o mundo de hoje, onde a desigualdade, a violência e a pobreza ainda marcam o cotidiano das minorias.

Henry combina o envolvimento da comunidade e a expressão pessoal com a fotografia, a técnica de teatro, a iluminação cinematográfica e o suporte e cenografia feitos à mão. O resultado é uma série de contos fotográficos que obscurecem a linha entre ficção e realidade, todos atestando a importância de apreciar a diversidade cultural em nossa busca por uma sociedade justa e igualitária.

Serviço

Evento: Exposição “Chandelier Kitihawa” do fotógrafo francês Nicolas Henry

Local: Galeria da Aliança Francesa - Rua Muniz Barreto, 746, Botafogo

Vernissage com a presença do artista: 21 de novembro de 2019 (quinta-feira), às 19h

Encerramento: 29 de fevereiro de 2020 (Sábado) Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 8h às 12h

Entrada gratuita.

#AliançaFrancesa #NicolasHenry

34 visualizações