© 2017 CURTA BOTAFOGO | Direitos reservados | Reprodução autorizada desde que citada a fonte. 

  • Antonio Augusto Brito com colaboração de Carla

Curta cinema


Divulgação

Começou hoje a 8ª edição do “Circuito Cine Curta”, um projeto bem legal que leva o cinema de graça para as escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Cerca de 9 mil estudantes de 20 colégios vão poder assistir a 19 filmes de curta-metragem até o próximo dia 28.

Como Botafogo é mesmo a terra do cinema, o circuito passará por dez escolas do bairro: Presidente Agostinho Neto, Claudio Cavalcanti, Joaquim Nabuco, Francisco Alves, México, João Saldanha, Casa da Criança, Marechal Hermes, Presidente Arthur da Costa e Silva e Joaquim Abílio Borges.

Para este ano, foram selecionados filmes premiados em festivais nacionais e internacionais, como os curtas de animação “O folclore brasileiro”, de André de Pádua; “H2OBBY”, de Flavia Lopes Trevisan; “O corvo e a raposa”, de Tiago Porto; “Animasom”, de Patricia Feitosa; “O enigma da água”, de Wesley de Oliveira; “O Morro da Guerra Eterna”, de Mauro D`Addio, além da ficção “Nham Nham, a criatura”, de Lucas de Barros. Os filmes foram escolhidos de acordo com três critérios: o potencial pedagógico das obras, a adequação de suas temáticas ao universo infanto-juvenil e a diversidade das regiões do país representadas.

Além de assistirem aos curtas-metragens, os alunos são estimulados, pelos professores e coordenadores, a desenvolverem trabalhos sobre os filmes. Segundo os idealizadores, o principal objetivo do projeto é utilizar o cinema como uma ferramenta pedagógica, contribuindo para que os alunos tenham maior facilidade de assimilar conhecimento nas disciplinas tradicionais, além de incentivar a formação de novos públicos com capacidade crítica.

Então, galerinha, silêncio, que vai começar a sessão!

Divulgação

Serviço:

8º Circuito Cine Curta

De 7 a 28 de agosto Locais: Botafogo, Barra da Tijuca e Caju Idealização: Juliana Teixeira, atriz e produtora cultural Curadoria: Paula Goja, atriz e produtora cultural; Leyla Abrantes, pedagoga; Helio Velloso, produtor; além da própria Juliana Teixeira. Criado e desenvolvido pela Nova Bossa Produções Culturais

O Circuito Cine Curta é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e pelas empresas Amil e Valid, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.


17 visualizações